Página Web



Mesa de Bar: Está dando TUDO errado. O que fazer?


Sabe quando nós estamos naquela fase da vida em que TUDO parece estar dando errado? Nada sai como o planejado e a impressão que dá, é que quanto mais tentamos consertar, mais as coisas pioram. Eu sei que nesse momento dá vontade de sair correndo pra uma montanha, e ficar escondido lá até tudo passar, porém, nem sempre é assim que as coisas funcionam.

Pensando nisso tudo, esta semana, o tema da coluna é:

Está dando TUDO errado. O que fazer?

Bora ver os conselhos das meninas para quem está nessa fase complicada...







Verdade seja dita: a felicidade não é ausência de problemas e sim, a forma com lidamos com eles! Quem nunca passou por um momento onde você se pergunta “Meu Deus o que pode dar mais de errado na minha vida?!” E, por ironia do destino - ou não – você se surpreende e a situação piora, e MUITO! Nessas situações, a meu ver, você tem três maneiras de agir. A primeira delas são soluções rápidas e de efeito curto e divertido, como fingir um desmaio, por exemplo. Sim, DESMAIE! Você tira foco do problema e ganha um tempinho maior para pensar em algo mais eficaz. A segunda opção é não decidir. Quem é que disse que você tem que resolver tudo? Pera lá amigo, você nem sabe o motivo de estar passando por essa péssima fase, e ainda tem que pensar numa solução?! NÃO. A sua preocupação não te leva a nada e, além disso, ficar reclamando de como “tudo vai mal” também não modifica coisa alguma. Então, talvez, o melhor seja esperar. Afinal, tudo na vida é uma questão de fase.


A terceira, que para mim é a melhor das opções, é o famoso “respira fundo e segue em frente!”. Os problemas estão aí a todo o momento e o mundo não para porque você não quer sair da cama e está na fossa. Cada obstáculo superado e desafios obtidos com êxito são um passo a frente na sua história. As suas cicatrizes são marcas de força. “São marcas de que você viveu e o mais importante, aprendeu a viver!” (trecho de uma música linda de um super amigo, Jordan Pereira). Não deixe que ninguém seja responsável pelo seu destino. Portanto erga a cabeça, lave esse rosto e vá ganhar o mundo!







Nesse caso, lanço mão de um conceito aprendido nas minhas idas aulas de antropologia da faculdade: a relativização.
Relativizar é olhar sob outra perspectiva para os conceitos de "tudo" e de "errado". É enxergar que, num contexto, problemas podem ser impulsos para dar um passo maior ou etapas fundamentais para alcançar o palácio da sabedoria.
Relativizar é compreender que toda situação tem múltiplos lados, e que, muito provavelmente, algum deles te beneficia.
Consultar os lados da moeda nos permite compreender que nada está tão ruim (que não possa piorar - ou melhorar), de forma que se torne sólido e imutável.
À medida em que tomamos as rédeas da nossa vida, percebemos que somos os agentes da mudança. E a compreensão de que tudo é relativo nos garante, de quebra o grande poder do otimismo.








Não enviou texto esta semana por problemas técnicos =/ #VoltaMari







É um pouco dificil falar sobre assunto, pois quando está dando TUDO errado, parece que tudo o que se ouve é em vão e só piora a situação. Quando está dando tudo errado, pelo menos eu não consigo me acalmar e pensar em como solucionar tudo isso... Só depois que a poeira abaixa é que é fácil parar e pensar em tudo que poderia ser feito, ou, se ainda houver tempo, tudo o que pode ser feito para as coisas começarem a dar certo. Um bom exercício mental é pensar que "coisas ruins", em aspas por que inicialmente não entendemos o seu propósito, servem de aprendizado e acontecem para que as coisas boas possam vir em seguida. Um fato é que só damos valor as fases boas quando já passamos pelas ruins.

Em falar em fases, vale frisar que tudo é uma questão de fase, e que assim como as fases boas, as ruins também têm fim. Quando se está numa fase ruim, não se lembra de nada disso, você só quer saber de chorar, reclamar, lamentar... São poucas as pessoas que não se acomodam. Então, minha dica é: não se acomode! Se incomode com a situação, tire proveito dela de alguma forma, veja o lado bom - sim, por mais que não pareça, tem um lado bom! -, e procure formas de solucionar os seus problemas, ficar lamentando e reclamando deles não ajudará em nada, muito pelo contrário, só vai vir a piorar o que já está ruim.

Depois dessas dicas super legais, acho que já dá para respirar fundo e seguir em frente né? Boa sorte!
A Mari teve um problema com internet durante uma viagem e não conseguiu mandar o texto, mas semana que vem ela está de volta \o/

Até lá ;)




Postar um comentário