Página Web



Mesa de Bar: A importância de amadurecer!


Depois de um pequeno hiato na coluna, elas estão de volta \o/

E pra marcar esse retorno, o tema da semana é bem interessante. Se liga:

A importância de amadurecer

Vamos ver o que as meninas dizem sobre isso? Simbora...

Acredite: tudo na sua vida é importante e, amadurecer não seria diferente. Se me perguntarem qual é a receita para amadurecer, minha resposta seria um longo e sincero silêncio. Não sei ao certo o que é amadurecer - talvez eu ainda tenha que amadurecer para responder esta questão, ou talvez eu esteja um passo a frente e nem me lembro mais como foi o processo. Seja lá qual for o seu conceito de "amadurecer", não deixe de segui-lo.

Todos nós, de alguma forma, passaremos por esse processo, mesmo que mascar chiclete sem engolir seja o nosso primeiro passo rumo ao amadurecimento.  Não tente passar com os carros na frente dos bois, como diz a minha avó. Dê um passo de cada vez. Tudo tem o seu tempo e, saber esperar já é uma forma de amadurecer. 

Ia começar dizendo que amadurecer é tão importante quanto outros processos da nossa vida, como aprender algo novo, desbravar um lugar desconhecido ou superar algum trauma. Me surpreendi realizando que, na verdade, todos esses processos são processos de amadurecimento. Amadurecer é viver tudo isso, e ainda mais. Se precisasse encontrar um sinônimo para a palavra amadurecimento (antes de mais nada, pensaria até quase pirar; sou dessas com sinônimos), acho que diria 'Ter consciência'. Amadurecer é viver coisas novas e antigas com mais consciência, com menos medo e muito mais segurança.  Coisas desafiadoras deixam de ser apavorantes e se tornam instigantes quando se amadurece. E isso abre a porta rumo ao caminho da completude.

É claro que estrada do amadurecimento é longa, tortuosa e surpreendente a cada segundo. Mas a importância de amadurecer está na aceitação da nossa sobrevivência ao modo como conseguimos conduzi-la. Somos maduros a cada vez que escolhemos uma via, e não outra, para concretizar nossas ambições, e, especialmente, somos maduros quando sabemos encarar as consequências de nossos atos. Amadurecer, agora sem equação, é aceitar as consequências daquilo que nos move com propriedade. Sem rodeios, sem tremer as pernas, sem fechar os olhos (só se for pra sonhar ainda mais.) 



Amadurecer faz parte da vida, isso é fato, mas não é uma coisa que acontece de uma hora pra outra e não tem nada a ver com a idade que você tem. Amadurecer é uma construção, você precisa viver um dia de cada vez e quando você menos espera se depara com uma lembrança de algum tempo atrás e pensa: “Nossa, como eu era imatura”. Você pode até sentir uma pontinha de vergonha das suas atitudes, mas o orgulho de perceber que você amadureceu surge e te faz sentir mais forte. Não existe uma formula certa, mas aprendi que amadurecer é o resultado do aprendizado de cada dia, de cada erro, de cada decepção, de cada realização e outras coisas que a vida nos obriga a vivenciar.


Sem entre linhas, a importância de amadurecer é que você se torna uma pessoa muito mais forte, supera coisas que jamais imaginaria superar e encara situações difíceis com mais maturidade, é capaz de tomar decisões que nem todos têm coragem e aprende a ter autoconfiança. Dizem por ai que crescer é para todos, mas amadurecer é para poucos, e acredito que seja verdade. Amadurecer é pra quem tem coragem de encarar a vida e não foge no primeiro obstáculo que encontra. Utilize tudo já vivido com as novas experiências, lide com as perdas e os erros e quando você menos esperar vai sentir como é importante amadurecer. 



 Amadurecer é muito mais do que importante... É imprescindível. Errar é muito importante, pois com os erros aprendemos e assim amadurecemos. Quando amadurecemos, reagimos melhor a situações complicadas, procuramos o lado bom de cada uma delas, não nos desesperamos diante de dificuldades. Simplesmente por que já passamos por isso muito vezes e aprendemos e amadurecemos.     

Não existe receita para amadurecer, não tem nada que se possa fazer para adiantar esse processo. Muita gente amadurece muito cedo e outras tarde até demais, mas isso independe da idade. O melhor a fazer é juntar todas as suas experiências, adicionar um pouco de discernimento para ver o que aprendemos de bom e de ruim, e assim está pronta a SUA, só sua, receita  de amadurecimento.

Eu estava com saudades, e amei ler os textos das meninas de novo. Semana que vem elas voltam falando sobre mais um tema bacana. Até  lá :)




Postar um comentário