Página Web



Mesa de Bar: Por que insistimos em coisas difíceis?


Mais uma semana da coluna "Mesa de Bar", e o tema dessa semana é daqueles que todo mundo já passou ao menos uma vez na vida. Se liga:

Por que insistimos em coisas difíceis?

Vem ver o que as meninas falaram...







Há um ditado que diz que "tudo que vem fácil, vai fácil". Há quem diga também, que as coisas mais difíceis são aquelas que mais valorizamos, afinal demandam esforço  - físico e mental - além de uma certa persistência, que pode soar como perspicácia. O ser humano tem disso: querer conquistar o impossível! Os desafios nos movem, a ganância por aventura cresce e desejo insaciável é provocante. Não tem como escapar, a gente necessita sair da zona de conforto e lutar. O suor e desconforto geram prazer, e no fundo, no fundo é isso que nos mantém vivos.

Frases como "nada é impossível" e outras que não vem à memória no momento, só fortalecem esse desejo de querer mais, e do mais complicado. Não importa se você quer um cachorro, uma casa ou até mesmo um namorado (a), aquele ou aquilo que te chamar atenção mais a atenção vai lhe demandar um esforço sobrenatural. E sabe o que mais me surpreende nisso tudo? É saber que todas essas batalhas são o que me mantém satisfeita. 










Não enviou texto essa semana. 







Talvez seja uma coisa obvia que vou falar, mas a verdade é que tudo muito fácil é sem graça. Eu sou o tipo de pessoa que adora falar que as coisas são difíceis, porque eu sou um ser humano normal, e nós gostamos de complicar tudo, de tornar as coisas mais difíceis do que realmente são, não aceitamos nada que seja fácil demais. O difícil nos ajuda a superar nossos próprios limites, nos faz acreditar que podemos ir além do que nós pensamos ser alcançável.


Mas como tudo na nossa vida, insistir em coisas difíceis também tem o lado ruim. O medo de falhar, 
de não dar certo ou de que no final aquilo que você tanto lutou pra conseguir não corresponde as suas expectativas. Eu gosto de pensar que se algo não aconteceu como você planejou, significa que o melhor aconteceu, ou vai acontecer. Quando você quer algo, você precisa ter a mente aberta para entender que você será feliz conseguindo ou não aquilo. E o que dizem por ai sobre “tudo é possível” é verdade, inclusive as coisas difíceis que nós adoramos insistir. 







O tema dessa semana é muito comum para mim. Eu não gosto de nada que é muito fácil, eu sempre tive em minha cabeça que tudo que vem fácil, vai fácil. É muito mais interessante quando você insiste, insiste, insiste e finalmente consegue o que queria. O gostinho da vitória a longo prazo é muito mais saboroso, pelo menos em minha opinião. Muitas pessoas preferem alcançar o que querem sem fazer esforços, preferem o mais rápido, o mais fácil, "de mão beijada". Eu prefiro mostrar que eu lutei pelo que eu quis, que eu consegui o mais difícil por que eu insisti até onde pude e não pude. Sem contar que a maioria das pessoas optam pelo mais fácil, rápido e prático, e devido a isso, a concorrência pelo "impossível" é menor; o que não faz disso mais fácil, de jeito nenhum.

Quem insiste em coisas difíceis, insiste pelo simples fato de saber que vai valer a pena. Obviamente não se tem toda a certeza do mundo, mas algo diz a esta pessoa que, no final das contas, valerão os esforços e o tempo dedicados. Insiste pelo simples fato de querer ser diferente e fazer a diferença, de querer sair da zona de conforto e apostar em algo que todo mundo acha que é impossível. Aos que dizem que coisas difíceis só são desperdício de tempo, muitas pessoas, que não mediam esforços para alcançar o que alcançaram, estão nesse mundo para provar que o impossível realmente é só questão de opinião. 


E você, insiste em coisas difíceis também? Concorda com as meninas?!
Semana que vem elas voltam com um novo tema. Até lá ;)




Postar um comentário