Página Web



A Seleção - Kiera Cass

“Era evidente que minha preferência pelo outro o incomodava, mas em vez de escolher o ódio, ele demonstrou compaixão. Esse gesto me fez confiar nele.”

A Seleção faz parte da trilogia escrita por Kiera Cass e a história se passa em Illéia, um país que é dividido em oito castas, seguindo a ordem de que uma pessoa de casta oito possuí uma vida bem sofrida, enquanto na casta um se encontra a família real.

America Singer é uma jovem de vinte anos, ela pertence a casta cinco, mora com os pais e está apaixonada por Aspen, um rapaz que está em uma casta abaixo da sua. Apesar de ambos saberem que é impossível ter um relacionamento duradouro, eles não querem desistir. Os dois tem encontros às escondidas, e tudo vai indo bem na medida do possível, até que America recebe uma carta, que explica que ela está apta a se candidatar para A Seleção.

Illéia é governada por uma família real, e toda vez que um príncipe atinge a idade de se casar, é feito um concurso televisionado para mostrar a busca de uma princesa. Todas as garotas de Illéia com uma determinada faixa etária de 16 a 20 anos podem se candidatar, mas apenas trinta e cinco garotas são selecionadas para passar um tempo no palácio real. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Mas não é tão simples assim, durante o concurso são realizadas provas onde as garotas são testadas como futuras rainhas, e com base nas provas e na convivência diária, o príncipe vai eliminando as concorrentes.

"Pela minha experiência, posso dizer que o amor verdadeiro é sempre o mais inconveniente."

America acaba se inscrevendo na seleção só para agradar a sua mãe e certa de que não será sorteada para participar da competição. Mas é claro que o seu nome aparece na lista de selecionadas e depois disso sua vida começa a mudar. Aspen abre mão do relacionamento dos dois, pensando exclusivamente no futuro da sua amada, ele sabe que se ela abrir mão da competição, ela vai estar pra sempre destinada a uma vida de miséria. Triste com o fim do relacionamento, America resolve embarcar na Seleção, apenas para garantir uma renda financeira para ajudar a sua família, pois sua percepção sobre a realeza é de que não passam de pessoas esnobes.

Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, gentil, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

O livro é narrado em primeira pessoa pela perspectiva da personagem America. A história é um conto de fadas distópico, com uma narrativa fluida, capítulos com tamanhos moderados, fazendo com que a leitura seja dinâmica. Um dos detalhes desse livro que vale a pena ressaltar é a escrita da autora. Com um vocabulário rico, diálogos bem construídos e descrições ricas. E todos os personagens são muito bem construídos, principalmente o Maxon, existe uma áurea de príncipe encantado nele que é charmosa e ganha os leitores. A edição da Editora Seguinte está incrível. Capa lindíssima e diagramação confortável. Não vi qualquer problema com revisão e as folhas amareladas são um conforto.

"Tomei coragem para enfrentar o que estava por vir. Eu me fiz de forte. Enfrentaria o que surgisse. Quanto ao que tinha ficado para trás, decidi que era melhor assim: deixar para trás."

Muito mais que uma simples distopia, A Seleção nos mostra como é importante conhecer antes de julgar, por trás de toda a história entendemos ao pé da letra que nem tudo é o que parece. Além de uma mensagem linda sobre companheirismo, abrir mão de tudo que você mais deseja visando apenas o futuro do outro é complicado, mas essencial para vivermos em paz. Sei que a maioria das pessoas tornam-se cegas diante da felicidade temporária que o presente nos traz, mas o futuro está logo ali na frente, e se você tem oportunidade de mudar não só o seu destino, mas o de outras pessoas, aceite como uma oportunidade única, e faça acontecer.

A série A Seleção está sendo publicada no Brasil pela Editora Seguinte, e é composta por quatro livros, além de dois livros com contos de personagens presentes na série e um livro interativo.




Postar um comentário