Página Web



Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

Em Como eu era antes de você, Jojo Moyes aborda uma história sobre como o amor é capaz de florescer nas situações mais improváveis.

No livro somos apresentados a Louisa Clark, uma jovem de 26 anos que não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã solteira, o sobrinho pequeno e o avô que desde que sofreu um derrame necessita de cuidados. Sua vida ainda inclui o trabalho como garçonete em um café na pequena cidade onde vive, e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Mas Louisa sabe bem das coisas, e ela não se importa muito com o desinteresse do namorado. Quando o café onde ela trabalha fecha, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações ela acaba aceitando uma vaga como cuidadora de um tetraplégico, e a partir daí, ela começa a repensar toda a sua vida.

Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e muito mal-humorado. Ele era uma pessoa ativa e esportista, que após ser atropelado por uma moto, perdeu a vontade de viver e desconta toda sua amargura em quem estiver na frente dele. Com isso, ele vai se afastando das pessoas e entrando em uma bolha de depressão, decidido, ele planeja com cuidado acabar com todo esse sofrimento.  Mas o que o Will não esperava, é que a chegada de Lou trouxesse de volta cor à sua vida. E nenhum deles desconfiava de que esse encontro iria mudar para sempre a história dos dois.

"Poucas coisas ainda me fazem feliz e você é uma delas."

No começo a relação deles é bem conturbada, são duas personalidades bem diferentes, mas aos poucos, os dois vão aprendendo a conviver um com o outro e aceitar os defeitos de ambos. Essa convivência entre os dois vai mudar completamente os personagens.

Não é nenhum spoiler que os dois se apaixonam, na verdade, é bem óbvio e esperado. Mas a questão é que o livro não foca nisso, não é o romance que leva a história pra frente. O livro vai contar como a Lou era antes do Will, e como ele mudou a vida dela. Ela tem tudo que o Will queria, é jovem e tem saúde, pode ir pra onde quiser, mas a situação familiar e econômica, impede que ela viva intensamente, mas Will sabe que pode mudar isso, enquanto ela se empenha em convencê-lo a viver. Porém Lou tem muito medo, por um motivo que a autora sabe abordar muito bem, e os leitores jamais esperariam por algo do tipo.

Não são apenas Will e Lou que mudam a vida um do outro, o livro transforma a vida dos leitores. A leitura se torna um verdadeiro aprendizado, de como é importante prestar atenção nos pequenos detalhes quando estamos lidando com uma pessoa que vive de maneira diferente da nossa. Além de toda a história carregar uma crítica sobre um problema social que quase ninguém se preocupa, o fato de vivermos em uma sociedade que ao invés de ajudar, cada vez mais limita os deficientes físicos.

São pequenos detalhes que não prestamos atenção, e que fazem toda a diferença na vida do próximo. Mas não é só isso, é lindo ver como uma pessoa que se vê sem futuro arruma força para ajudar o outro. "Como Eu Era Antes De Você" me fez questionar muitas coisas, e me ensinou muitas lições, sobre preconceito, generosidade, ambição, sobre o amor verdadeiro, aquele que cura e transforma, e como é importante o autoconhecimento, não importa o quanto pareça difícil a vida, precisamos passar por tudo de ruim e bom para descobrirmos quem somos de verdade.

 “Alguns erros… apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é.”

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da personagem Lou, com alguns capítulos narrados por personagens secundários que são ótimos. A Jojo consegue transmitir tudo com palavras bem fáceis de entender e uma escrita dinâmica e envolvente. A capa é bem trabalhada, com uma ilustração e cores que passam um sentimento de tranquilidade.

"Como Eu Era Antes de Você" foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca, e o filme baseado no livro vai ser lançado em 30 de Junho de 2016.






Postar um comentário