Página Web



1+1 – A matemática do amor


"Acho que, naquela noite, havia estrelas dentro de mim."

O livro 1 + 1, dos autores Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos, conta a história de Lucas e Bernardo, dois amigos de infância que sempre fizeram tudo juntos na cidade de interior em que moravam. Desde quando suas mães estavam grávidas os dois já conviviam, pois as famílias eram vizinhas e muito amigas. Depois do nascimento dos dois uma amizade forte começou a ser construída desde a infância e ela só foi crescendo com o passar do tempo, até que uma decisão importante da família de Bernardo muda tudo na vida dos dois amigos quando eles já estão na adolescência, por volta dos 16 anos, período em que a história se passa.

O pai de Bernardo aceita uma proposta irrecusável de emprego para ir trabalhar em Portugal, ele e toda a família terão que deixar tudo para trás e construírem uma nova vida em outro país. É a partir desse ponto que o enredo do livro começa a se desembolar, já que é o início das férias escolares, e, com essa notícia, aquela seria as últimas férias que Lucas e Bernardo passariam juntos. Ao contar para Lucas o que iria acontecer, os dois sentem a dor de terem que se separar, mas Lucas resolve fazer desses últimos dias os melhores dias da vida deles, onde eles fariam tudo juntos e aproveitariam cada segundo final juntos.

Com o passar dos dias e o momento da partida de Bernardo cada vez mais próximo, os meninos começam a se aproximar cada vez mais, sentem profundamente a dor que será não viver mais tão perto um do outro e começam a se sentirem confusos quanto aos seus reais sentimentos um pelo outro. Bernardo sempre foi um garoto popular e até já havia beijado umas meninas, mas nunca tinha sentido nada forte por alguém. Lucas sempre foi mais tímido, nunca havia beijado e sempre viveu confuso quanto aos seus sentimentos e desejos. Juntos, todas as dúvidas e medos começam a se esclarecer e o amor que sentem um pelo outro começa a desabrochar de uma forma tocante.


"No fundo, acho que o Lucas era a minha casa."

No desenrolar da história os meninos lutam contra seus sentimentos, brigam, se reconciliam e sofrem preconceitos, e a cada obstáculo passado sentem cada vez mais amor e vontade de estarem juntos um do outro. Quando começam a se entregar aos sentimentos, eles descobrem de uma forma linda a pureza do amor e o seu real significado.

Diante de toda a confusão de sentimentos entre os dois, uma personagem importantíssima surge na história, ela se chama Sarah e é a tia de Lucas. Sabe aquele personagem que você deseja ser amigo na vida real? É esse o sentimento que desenvolvi por ela. Sarah leva os meninos para passarem alguns dias na cidade grande e viverem em uma outra realidade. E é lá, e com ela, que eles entendem de vez que duas pessoas do mesmo sexo se amarem não é errado e que esses desejos não devem ser reprimidos por medo de preconceito ou reações negativas por parte de qualquer um.

O enredo da história tem um ponto chave mágico, pois ele não conta uma história de amor avassaladora, e sim a história de um amor que foi desabrochando aos poucos. De carinho em carinho, de conversa a conversa e de compreensão a compreensão. É lindo ler o amor dos dois protagonistas evoluindo e se tornando cada vez mais forte em volta de uma história que nos prende do início ao fim.


"Ok. Esta era outra realidade. E ok...Ela me assustava...Me inquietava...Mas eu podia dizer, com segurança, que era mais feliz nela."

Os autores Augusto e Vinícius conseguem de uma maneira incrível nos conectar aos personagens de uma maneira muito forte. Nos momentos em que pausava a leitura no período em que li o livro (que foram apenas 2 dias), me pegava pensando no que os meninos estariam fazendo e como seria o próximo capítulo da história. Isso mostra como os autores conseguem nos conectar com os personagens de uma forma tão forte que continuamos pensando na história mesmo quando não estamos lendo o livro.

Por um momento cheguei a pensar que o final da história seria diferente do que realmente é, mas a conclusão dessa trajetória deixa tudo ainda mais lindo e foge completamente do clichê. Ou seja? É um livro que além de te envolver emocionalmente, ainda te surpreende com uma linda conclusão.

Ao final da leitura pude perceber que nunca devemos inibir o amor de forma alguma, seja por qualquer motivo, o amor é um sentimento forte e deve ser vivido em sua maneira mais sincera. Aprendi também que não existe nada melhor nesse mundo do que ser você mesmo, sem medo de julgamentos e represálias.


"O paraíso existia - escondido nas pequenas coisas, disfarçado nos breves momentos."

Cada capítulo do livro é narrado por um dos meninos, o que é ótimo, já que assim podemos ter uma visão completa da história. Os autores conseguiram muito bem colocar o ponto de vista dos dois protagonistas sem deixar a peteca cair em nenhum momento. A diagramação do livro é linda e muito caprichada, possui algumas lindas ilustrações, é impresso em folha amarelada que facilita muito a leitura e tem uma capa maravilhosa. Os capítulos são muito bem divididos e a escrita dos meninos é super fluída, faz você ler o livro rapidamente.

"1+1 – A matemática do amor", fez com que eu terminasse o livro me sentindo mais leve e com um sorriso no rosto. A história criada por Augusto e Vinícius me arrebatou de uma forma que muitos livros não faziam há um bom tempo. É ótimo ver a literatura nacional com autores tão ótimos e enredos excelentes.

Parabéns aos meninos e leiam agora mesmo essa maravilha! ♥





Postar um comentário